domingo, 7 de outubro de 2007

A CARTA








Zé Pêxere,
Quem te escreve é alguém que te tem muito apreço
não posso dizer quem sou
por causa dessas intriguistas
que passem o tempo todo nas vendas
a falar mal das outras
e às vezes até vão ao estabelecimento onde eu trabalho
para me puxar pela língua
quando sabem
que eu não sou nada dessas coisas
de me meter na vida alheia
que a vida de cada uma é lá com cada uma...
Ainda elas iam pensar

que eu tinha algum interesse nisto
ou que queria tirar algum proveito da desgraça
que te está prestes a acontecer...
Se te estou a escrever
é porque não posso ver injustiças
e não quero ter os louros de fazer mais esta boa acção
que a mim a única coisa que me interessa
é a felicidade das outras
que para mim
isso já me faz feliz
sou pessoa que precisa de pouco
qualquer nasguita de pão para comer
uma encherga debaixo dum telhado
e prontes...

Zé Pêxere,
na tens apanhade pêxe poi não?
O pouque que tens apanhade
na tens vendide poi não?
Comé que eu sei?!
Só tu é que na tás vendo que te embruxarem!
E quem te embruxou foi a mesma pessoa
que te pôs esses dois mastros na testa...

Eu não sou de intrigas
e o que vais saber, não vai ser pela minha boquinha
tu é que vais ter que descobrir
E despaxa-te se não queres ser o ultimo a descobrir
que até à hora de eu escrever esta carta
a unica pessoa que ainda não sabia
era a Escaravelha, que de reste já todas sabem...


Ouve lá...
Na te derem um vasinho com
com um pezinho de hortelã?
A que te deu é que é tua amiga...
Faz um chá todas as noites
para arrotares o bruxedo...

Depois de estares curada,
vais tratar dos mastros!

Eu sempre soube
que era uma grande ansneira
meteres essa Rachada na tua casa
Que a Macharrona já tinha dito
que apanhou-la com as agulhas na retrete...

Mas eu nunca pensei foi de ver com estes olhinhos
o que eu cá vi...
Que foi vê-la a sair do Salão de Beleza da Maria Balofa
às quatro da manhã...
Tás admirade?!
Também eu fiquei...
Sabes que o salão fica mesmo em frente à janela do meu quarto?
Já não dormi toda a noite, só pensando em ti...
Eu não me vou meter nisto
mas se me pedires não te vou negar a ajuda
só pela amizade...
Mas se esta noite quiseres vir dormir lá no quarto
para ver se a apanhas...

Despeço-me
antes que diga o que não queira e seja mal entendida
fica na tua consciência

Anónima

6 comentários:

Unknown disse...

Cara amónima,
Venhe-te agardecer du funde du queração a tua engitenleza de me avisares de tamanha aturcidades que fazem das nhas costas, quer dzer das nhas costas na fazem nada, qu é sou munte home e não quer nada com maricagem, se bem cu mê prime zéi quelhão já desprimentou e diz que na é açim tam mau come às pessoas pintem.
Ê vou desabafar contigue pá, quê sei qués pessoa séria e hunesta au ponte de teres devolvide a casinha que usurpiaste à Juaninha Olhes Grandes, despois duma vez ela lá ter ide e dite ca quile ja tinha side tude dela, e a primera vez pru trás foi da escades e tude.
Ópá ainda beim que me avisastes quessa balofa ranhosa andava metida caquela que diz ser a menina dus mês olhes, só se for das lentes que dus olhes na é concerteza. Cada vez que ê me virava a ela pa praticarmes a nobre arte de desfalfar as peles lá me vinha ela: "Ai hoje não que me dói aqui, Ai agora não que me dói além." e ê já andava desaustinade da nha vida pá! Obrigadinhes pa plantinha, tem-me fête beim, já me sinte outre, até a soltura tá mai rendilhada.
E fica aqui a premessa, se ê apanhe a balofa vouse-me a ela que nem us olhinhes mexe!
Agora vou desamalhar as redes que tem tade a dar cavala grada, e ê tenhe de forrar as algebêras pá fêra de fare.

Unknown disse...

Assine a messiva acima come Zéi Pexêre.

outro olhar disse...

vocemeces ze pexere e virgem ofendidas, jai ai muto tempo quue na ovia tagarelar ta bonito.. eh so d´olhao e gostava muto queu me aprezentasse a juaninha olhos grandes

tenscoisso? disse...

Móss! essa desgarçada dá molhinhos dhortelã a toda a génte?

Unknown disse...

Care Outre olhe,

A Juaninha emigrou pra norte jovenzinnha, pra trabalhar munte munte que nem uma moira comá du filme quê cá vi du celema, se beim quessa disserem-me quera boa ma nã era trabalhande, enfim coisas. Tava ê dzende que depois de tante trabalhar tadinha deule uma trombófoliobita da cabeça e foi pá reforma, ma na era a reforma agrália quela gosta é de carnes vermelhas, nã é grande apreciadora de vegetativas. Ela é de familas, tem uns dnheres e assim per isse regressou à terra que tante ama. Ela e o marido Sr. bem poste, gente fina, Ólá!
A Juaninha anda sempre fina e enguemada, munte purfumada. Vejem beim que ê às vezes sinto-le o chêre a hene de pravia comprade em Badajoz, sim quela é viajada, ainda ela tá ao pé da linha du combói e eu nu bate-estacas.
Dá-se munte com a nata cá da terra, quenhece a fina flore, e apreceia munte história, conhece condes e condenssas, Ólá, de tante ler a iola, mas ê já le disse: Cuidade Juaninha ca nata às vezes cualha e faz quêje, e éi um chêre a chulei que na se pode, moça!
Bão vouçe-me denbora que tenhe dir pôre us alcartuzes dentre dáugua que tá o polve em picó, e ê precise de uns dhneres pra tapar uns beraques da chata.

Zéi Pexêre

tenscoisso? disse...

Miga, tou memo munto procupada contigue. Na dás metiças! Triate acontecide aguma côsa? è cá bem disse que nunca más te falava desde a utima que mefezeste, mas despôs, come sô boa pessoa fique com remoces...Diz calquer coisa melher, dá metiças...dizme que na tás maleitada.
tenscoisso?